Associação Paulista Leste

Blog

Primeiros Pastores

Conheça o primeiro quadro administrativo da Associação Paulista Leste, bem como os primeiros pastores ordenados.


  • Compartilhar:

Osmundo Graciliano dos Santos Junior foi o primeiro presidente da Associação Paulista Leste, de 1982 a 1984. Além dessa função, ele também foi nomeado para liderar a Associação Ministerial, departamento responsável por todos os pastores do território. Os demais pastores nomeados para compor a equipe administrativa e de departamentos foram: Vilson Paulo Keller - secretário e tesoureiro; o até então obreiro Luiz Gonzaga Leite - Evangelista; Edemar de Lima Lamarques - Mordomia Cristã e SELS; Jorge Lucien Burlandy - Ministério Pessoal e Comunicação; Oder Fernandes do Mollo - Educação Adventista, Jovens, Liberdade Religiosa e Saúde; e o até então obreiro Ivo Suedekun - Publicações.

Primeiros pastores da Associação Paulista Leste (Foto: Acervo APL).

Nos três primeiros anos de atuação, a Paulista Leste já contava com 31 distritos pastorais.

O primeiro chamado do campo foi realizado em 29 de março de 1983. Na época, o pastor Laércio Mazzaro foi nomeado para dirigir o distrito de Vila Matilde, até então pastoreado por Edilson Valiante, que assumiu os departamentos de Educação Adventista e Jovens.

No mesmo dia, a sede concedeu licenças e credenciais aos ministros já atuantes no território, como pastores Davi Marski, Jahir Ferrari e Oliveira Joaquim Pires, além dos licenciados pastores Gerson Pereira dos Santos, João Augusto César, Joel Eisenhut, Oliveiros Pinto Ferreira e Timoteo Ávila Pinho.

No dia 13 de setembro de 1983, foram realizados os primeiros chamados aos alunos recém-formados pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, com início das atividades marcado para 1984. Os primeiros aspirantes ao ministério foram os pastores Antônio Élio de Souza, Benedito Tassolo e Ismael Forti.

No mesmo ano ocorreu a primeira Ordenação Pastoral da sede, aos pastores Edilson Valiante, Haroldo Adasz, Jeovah da Silva Goulart e Ronaldo de Oliveira.

Registro da primeira cerimônia de Ordenação Pastoral da Associação Paulista Leste, em 1983 (Foto: Acervo APL).

Nesse período, a Paulista Leste contava com 113 obreiros, sendo 27 ordenados, 10 licenciados, 9 missionários credenciados e 26 licenciados. Além disso, havia 12 colportores credenciados e 13 licenciados.

Em maio de 1984, o campo registrou a primeira mudança na equipe administrativa. Com palavras de agradecimento, os pastores Osmundo Graciliano dos Santos Junior, presidente, e Vilson Paulo Keller, secretário e tesoureiro, deixaram suas funções para assumir novos desafios. Ambos foram reconhecidos pelos esforços e trabalhos realizados até aquele momento. No mesmo dia, foram nomeados o pastor Arno Henrique Köhler como presidente e o pastor Jairo de Oliveira como secretário e tesoureiro, para atuarem, pelo menos, até o final do período administrativo de 1984.