Associação Paulista Leste

Blog

Primeiros Eventos

Capacitação, treinamento, evangelismo e ações sociais. Confira alguns eventos realizados no primeiro ano de atividades da Associação Paulista Leste.


  • Compartilhar:

Logo nos primeiros meses de atividades, em 1983, a Associação Paulista Leste promoveu diversos eventos a fim de capacitar e treinar membros adventistas, além de encontros evangelísticos e ações sociais. Abaixo, você confere alguns eventos realizados ao longo do primeiro ano, que marcaram a história do campo:

Congresso Jovem

“Cultive o Amor”. Esse foi o tema do primeiro congresso do Ministério Jovem da Associação Paulista Leste, realizado em 11 de junho de 1983 em Guarulhos, São Paulo (na época, Guarulhos pertencia ao território da APL). O evento reuniu cerca de dois mil jovens e teve o objetivo de oferecer orientações para namorados e noivos, aproveitando a comemoração do Dia dos Namorados.

Entrevista ocorreu no primeiro congresso jovem da Paulista Leste (Foto: Revista Adventista).

Diversos brindes foram distribuídos aos participantes. Um presente especial foi entregue pelo pastor Edilson Valiante, líder do Ministério Jovem à época, ao casal de namorados com menor tempo de namoro e outro ao casal com maior tempo de namoro. O primeiro casal ganhador namorava há apenas sete dias, enquanto o segundo casal ganhador namorava há sete anos e sete meses.

Apresentação musical durante o primeiro congresso jovem da Paulista Leste (Foto: Revista Adventista).

Encontros

No início do segundo semestre de 1983, de 8 a 10 de agosto, pastores distritais e obreiros ministeriais da Associação Paulista Leste se reuniram em Atibaia, São Paulo. Além da exposição do programa de trabalho pelos diversos departamentais e administradores do Campo, foram dirigidas palestras sobre a doutrina do santuário pelo Dr. Siegfried Schwantes, visando a reciclagem teológica dos obreiros.

Registro do primeiro concílio de pastores e obreiros da Paulista Leste (Foto: Revista Adventista).

Julho foi um mês de três outras programações na Paulista Leste. Nos três primeiros dias, a pastores e esposas participaram do I Encontro de Casais de Obreiros. Coordenado pelo Ministério de Lar e Família da sede, sob a direção do pastor Edemar Lamarques, e dirigido pelo pastor Albino Marks, o encontro teve por finalidade "tornar o lar do pastor o lar ideal".

Entre os dias 9 e 10 e no dia 30 do mesmo mês, realizaram-se encontros para diretores de Mordomia Cristã e Comunicação dos distritos do campo. "Foi uma oportunidade de levar ao conhecimento desses oficiais os encargos dos respectivos departamentos nas igrejas, bem como oferecer materiais e impressos de apoio ao trabalho", afirmou, na época, o pastor Lamarques.

Registro do encontro para diretores de Mordomia Cristã e Comunicação, em julho de 1983 (Foto: Revista Adventista).

Réplicas das Tábuas da Lei

No dia 6 de agosto, foi inaugurada uma réplica das Tábuas da Lei em granito, em Engenheiro Goulart, São Paulo. As tábuas foram afixadas na fachada da Igreja Adventista. A ideia partiu do pastor distrital Fernando Antal, que achou conveniente colocá-las ali, uma vez que a fachada do edifício era de frente para uma rua onde semanalmente se realizavam duas feiras públicas. O pastor Antal classificou o monumento como "um verdadeiro testemunho" dos adventistas do bairro.

Inauguração das réplicas da Tábua da Lei, em agosto de 1983 (Foto: Revista Adventista).

Desfile cívico

Cerca de 400 desbravadores paulistas participaram do desfile oficial de 7 de setembro. Eles foram convidados pelo comando militar, que organizou as comemorações da Semana da Pátria em São Paulo em 1983. Enquanto os clubes desfilavam perante o palanque onde estavam as autoridades militares e civis, o locutor oficial do desfile fez uma apresentação dos desbravadores, descrevendo seus objetivos, atividades e "alto senso de civismo".

Desbravadores participam de desfile cívico, em setembro de 1983 (Foto: Revista Adventista).

Curso para Líderes de Desbravadores

Entre os meses de julho e agosto de 1983, o Ministério Jovem da Associação Paulista Leste, sob a liderança do pastor Otávio Costa, promoveu um curso para líderes de desbravadores, com a finalidade de treinar e atualizar os participantes. O encontro, realizado em duas etapas, ocorreu no IASP e na sede de acampamentos do Ministério Jovem da época.

Além disso, em 17 de setembro, os jovens participaram de um congresso regional em Lins, São Paulo.

Brasão do primeiro curso para líderes de desbravadores da Paulista Leste (Imagem: Museu dos Desbravadores).

Operação Bálsamo

No feriado de finados, em novembro de 1983, jovens adventistas, desbravadores e outros membros visitaram centenas de cemitérios. Nos túmulos, eles deixaram uma espécie de carta, a fim de alcançar parentes e amigos enlutados. A mensagem espalhada dizia: “Na paz do descanso, a esperança da ressurreição. Em momentos de dor e saudade, o consolo divino esteja em seu coração. Seus amigos, os Jovens Adventistas do Sétimo Dia”. A ação foi denominada Operação Bálsamo.

Na foto, ação sendo realizada em Bragança Paulista, município que fazia parte do território da Paulista Leste na época (Foto: Revista Adventista).

Convites impressos

No final de 1983, o então evangelista da Associação Paulista Leste, pastor Luiz Gonzaga Leite, distribuiu três mil folhetos impressos pelas ruas do bairro do Itaim Paulista, em São Paulo. A intenção foi convidar juvenis para um evento sobre desbravadores. Na época, a ação foi divulgada na Revista Adventista, que a considerou uma “nova técnica de evangelismo”.

A ação teve efeito. Cerca de 230 pessoas aceitaram o convite e compareceram ao evento. Além de aprenderem sobre o Clube de Desbravadores – o que é, importância e essência –, os participantes descobriram, por meio de materiais audiovisuais, as diversas atividades realizadas pelos desbravadores.