Associação Paulista Leste

Blog

Primeiras Igrejas

Conheça fatos históricos das primeiras igrejas da Associação Paulista Leste.


  • Compartilhar:

Na cidade de São Paulo, o primeiro trabalho evangelístico da Igreja Adventista do Sétimo Dia aconteceu em 1911, sob a direção do pastor Ricardo Süessmann, numa pequena sala localizada à rua Maria Marcolina, no bairro do Brás. No dia 10 de agosto de 1912, no Rio Tietê, próximo à Ponte Grande, ocorreu a primeira festa batismal, com quatro pessoas que decidiram entregar suas vidas a Jesus.

Igreja Adventista de Cidade Patriarca, fundada em 1953 (Foto: Acervo - IASD Cidade Patriarca).

Já em 1926, o pastor José Amador dos Reis realizou no bairro do Brás, em um pavilhão de lona, uma das campanhas de evangelização mais produtivas de sua vida. A atual Igreja Adventista do Belém teve origem fruto deste trabalho.

A Igreja Central Paulistana, que hoje pertence à Associação Paulistana, originou-se de um grupo localizado inicialmente próximo à Praça da República, centro da capital. A igreja tinha capacidade para 550 membros e foi inaugurada no dia 18 de maio de 1929. Um dos trabalhadores que ajudou na construção dessa igreja foi Joaquim dos Santos Mascarenhas, o Santinho, como carinhosamente era conhecido. Ele se tornou membro da Igreja Adventista e decidiu construir um templo no bairro em que morava: Vila Matilde, região leste da capital paulista. Desta forma, poucos meses após a inauguração da Igreja Central Paulistana foi a vez da Igreja de Vila Matilde ser inaugurada. Sendo assim, as Igrejas do Belém e da Vila Matilde são as primeiras da região leste de São Paulo, sendo a Igreja do Belém a segunda mais antiga de São Paulo e a mais antiga da Paulista Leste.

Em janeiro de 1936, o grupo do Brás (atual Igreja do Belém) foi organizado como igreja. No mês seguinte, S. Hoffmam tornou-se pastor das igrejas e grupos da capital paulista. No ano seguinte, Vila Maria recebe uma série de conferências públicas, sob a direção do evangelista Emmanuel Zorub e auxílio de Miguel Fusco, o mesmo irmão missionário da Igreja do Belém, que posteriormente ajudou na fundação da Igreja de Vila Ré. Em 9 de julho de 1941 foi possível adquirir o prédio onde já funcionava a Igreja do Belém.

Em 1939 ocorreu a reorganização do território estadual em distritos pastorais. Com isso, surgiu um grupo adventista no bairro de Vila Formosa. 

Primórdios da Igreja Adventista de Vila Matilde (Foto: Acervo - IASD Vila Matilde).

A cidade de São Paulo e Grande São Paulo eram atendidas por um único pastor. Entretanto, em outubro de 1941 este território foi dividido. As igrejas situadas à margem esquerda do rio Tamanduateí continuaram sob a liderança do pastor Nelson Schwantes e as igrejas e grupos localizados à margem direita passaram a ser lideradas pelo pastor Manoel Margarido. A sede do distrito passou a ser a Igreja do Belém. Até então, as igrejas e grupos do distrito eram compostas por Belém, Vila Matilde, Vila Califórnia, Vila Ré e Mogi das Cruzes.

Em 1948, o estado de São Paulo contava com 189 igrejas, 5.647 membros e 15 distritos pastorais. 

Em meados do mesmo ano, o casal Vitória de Souza Mattos e José de Mattos transformaram um dos quartos de sua casa em uma pequena igreja. Aos sábados pela manhã, eles tiravam tudo o que tinha no quarto de suas quatro filhas (Vilze, Lucrécia, Neuza e Elizabeth), cobriam uma máquina de costura com uma capa branca e colocavam um vaso cheio de flores para enfeitar. Ali, era realizada a Escola Sabatina. Era costume convidar pessoas de igrejas distantes para compartilharem mensagens bíblicas. Esse casal foi precursor da Igreja de Tucuruvi.

Após alguns anos, teve início um ciclo de conferências educativas realizadas em 1950, no então chamado Neo Sonia Clube, na Avenida Tucuruvi. Na ocasião, o pastor Geraldo Gomes de Oliveira, ao lado do pastor Alcides Campolongo , pregaram para um grupo de adventistas e visitantes. 

Com os primeiros passos dados, não demorou muito tempo até que a igreja fosse formada. Assim, as reuniões começaram a acontecer em um casarão alugado, localizado à Rua Natal, nº 11. No local já havia funcionado um centro espírita. Embora a casa tivesse a fama de ser “mal assombrada”, a crença popular em nada abalou as atividades da igreja e do pastor Campolongo, que junto à esposa Neide Patrizzi Campolongo residiram no local, tornando-se também seus zeladores. 

Em 1949, o distrito com sede no Belém foi desmembrado. Mogi das Cruzes, que até então fazia parte do distrito, passou a ser o mais novo distrito da Associação Paulista e o pastor Alcides Campolongo foi nomeado para pastoreá-lo.

A Igreja da Cidade Patriarca foi um pequeno grupo originado por membros da Igreja de Vila Matilde, que se estabeleceram na casa da irmã Rosa Bez. A igreja surgiu em 1953 e foi construída em 1966.

Em 5 de novembro de 1957 a Igreja da Vila Ré deixou de ser grupo e foi oficialmente organizada como igreja. Os oficiais responsáveis, junto à Associação foram os irmãos Rafael Passere, Sebastião Vieira e Arcangelo Santalucia. Nesta data, a Igreja de Itaquera também foi emancipada para igreja.

Dez anos depois, o distrito com sede na Vila Matilde era composto pelas igrejas de Vila Matilde, Vila Ré, Cidade Patriarca, Jardim Maringá, Itaquera, Cidade Líder, Guaianazes, Parada XV de Novembro e a recente Vila São Francisco.

Na região geográfica que anteriormente compreendia a Associação Paulista Oeste, hoje existem três associações. Na antiga Associação Paulista (atual Associação Paulistana), cinco associações, totalizando oito associações no Estado de São Paulo.

Igreja Adventista de Tucuruvi, em 1960 (Foto: Acervo - IASD Tucuruvi).

Em 1978, as regiões leste e norte de São Paulo (atual Associação Paulista Leste), contavam com 12 distritos pastorais: Belém, Vila Matilde, Vila Ré, Itaquera, Penha, Vila Maria, Casa Verde, Vila Alpina, Vila Industrial, São Miguel Paulista, Tucuruvi e Pirituba.

Já em 1983 uma nova divisão foi necessária, tendo sido usado como referência a estrada de ferro Santos-Jundiaí. A região localizada ao sul da estrada de ferro passou a pertencer à Associação Paulista Sul e a região ao norte, à Associação Paulista Leste. A sede da Paulista Sul continuou no mesmo local, no Brooklin. As primeiras opções para instalar a nova sede da Paulista Leste foram os bairros do Tatuapé, Santana ou alguma cidade do Vale do Paraíba. No entanto, Vila Matilde foi o bairro escolhido para tal propósito.

Você sabia?

  • As Igrejas de Bela Vista e Jardim Cumbica, em Guarulhos, foram as primeiras igrejas organizadas pela Associação Paulista Leste. Hoje, ambas pertencem ao território da Associação Paulista do Vale.
  • Algumas das igrejas mais antigas da Associação Paulista Leste são as igrejas do Belém, Vila Matilde, Vila Ré, Cidade Patriarca e Tucuruvi. A atual Igreja do Belém já foi chamada de Braz-Pari, Braz-São Paulo e Belenzinho.

  • O prédio da atual Igreja de Vila Formosa pertencia a uma igreja batista quando foi adquirida. A igreja foi fundada em 1939, mas a compra do prédio ocorreu nos anos dois mil. A Paulista Leste escolheu esta igreja, com prédio recém-comprado, para realizar um grande evangelismo, a série Além do Ano 2000, que durou 30 dias, ministrado pelo pastor Henry Feyerabend.
  • A Igreja do Conjunto José Bonifácio surgiu a partir de um projeto de evangelismo realizado pelo pastor Alcides Campolongo.

  • A Associação Paulista Leste foi pioneira em transmitir os evangelismos, que eram assistidos nas igrejas locais por meio de telões.

    Abaixo, você pode conferir alguns dos evangelismos transmitidos nas igrejas mencionadas neste texto:
Série Evangelística Além do Ano 2000, realizada na Igreja de Vila Formosa pelo pastor Henry Feyerabend, em 2000.
Série Evangelística Revive, realizada em 2001 pelo pastor Alejandro Bullón na Igreja de Bela Vista, Guarulhos. Na época, esta igreja pertencia à Associação Paulista Leste, mas hoje faz parte da Associação Paulista do Vale.
Série Evangelística Esperança no Ar, ministrada pelo pastor Fernando Iglesias na Igreja do Conjunto José Bonifácio no ano de 2004.

Créditos da pesquisa: Gabriela Victorio, Vanessa Moraes, Lidionete Souza (Igreja Adventista de Vila Ré) e Larissa (Igreja Adventista de Tucuruvi).