Associação Paulista Leste

Blog

Primeiras Atividades

Confira as primeiras atividades realizadas nos primórdios da Associação Paulista Leste.


  • Compartilhar:

O primeiro chamado da Associação Paulista Leste realizou o primeiro chamado no dia 29 de março de 1983. Na época, o pastor Laércio Mazzaro foi nomeado para dirigir o distrito de Vila Matilde. Até então, o distrito era pastoreado pelo pastor Edilson Valiante, que assumiu os departamentos de Educação Adventista e Jovens.

No mesmo dia, a sede concedeu algumas licenças e credenciais aos ministros já atuantes no território, como pastores Davi Marski, Jahir Ferrari e Oliveira Joaquim Pires, além dos licenciados pastores Gerson Pereira dos Santos, João Augusto César, Joel Eisenhut, Oliveiros Pinto Ferreira e Timoteo Ávila Pinho.

Chamados

Na foto estão os pastores distritais nos primórdios da Associação Paulista Leste (Foto: Revista Adventista).

No dia 13 de setembro de 1983, foram realizados os primeiros chamados aos alunos recém-formados pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, com início das atividades marcado para 1984. Os primeiros aspirantes ao ministério foram os pastores Antônio Élio de Souza, Benedito Tassolo e Ismael Forti. Os pastores Edilson Valiante, Haroldo Adasz, Jeovah da Silva Goulart e Ronaldo de Oliveira foram os primeiros pastores ordenados nesta sede.

Nesse período, a sede contava com 113 obreiros, sendo 27 ordenados, 10 licenciados, 9 missionários credenciados e 26 licenciados. Além disso, havia 12 colportores credenciados e 13 licenciados.

Distritos

Vinte e quatro distritos faziam parte deste território no primeiro ano de atividades. Pouco tempo depois, mais dois distritos surgiram.

No segundo semestre de 1984, devido ao crescimento do campo, surgiram cinco novos distritos, somando 31.

Evangelismo e batismos

A sede enfrentou diversos desafios em seu primeiro ano de atividades. Neste território, a Igreja trabalhava para alcançar pelo menos 1.800 pessoas para Cristo.

Desta forma, as frentes de evangelismo ganharam força, com muito planejamento e dedicação. Ao final daquele ano, a Paulista Leste registrou 1.773 novos batismos.

Fachada antiga do Colégio Adventista de São Miguel Paulista (Foto: Acervo APL).

Colégios e igrejas

Em 1984 também foi oficializado o funcionamento da Escola Adventista de São Miguel Paulista. Com a bênção de Deus, vários auxílios foram aprovados para a construção de novas igrejas e aquisição de terrenos.

Eventos gerais

Em 1985, alguns eventos significativos ocorreram, como a Assembleia Quadrienal da União Sul Brasileira (até então ainda não havia sido organizada a União Central Brasileira).

No segundo semestre, foram realizadas as Assembleias da Associação Geral, em New Orleans, nos Estados Unidos e a I Assembleia Trienal da Paulista Leste.

Equipe da Paulista Leste em frente à Basílica de Aparecida do Norte (Foto: Revista Adventista).

Algumas sugestões foram registradas para o triênio seguinte, como a construção da sede da associação, construção do Centro Educacional da Vila Matilde, encontrar uma área para a sede de acampamento do Ministério Jovem, construção de dois centros de assistência social (sendo um na capital e outro no Vale do Paraíba), instalação de uma nova loja no SELS na cidade de Guarulhos, reativar o programa de Mordomia com os membros da Paulista Leste e avançar com a mensagem na cidade de Aparecida do Norte.

A I Assembleia Trienal da Associação Paulista Leste ocorreu entre os dias 27 a 30 de novembro de 1985. Nesta época já havia sido organizada a União Central Brasileira.