Associação Paulista Leste

Blog

Fundação e Organização

Conheça a origem e a fundação da Associação Paulista Leste da Igreja Adventista do Sétimo Dia.


  • Compartilhar:

Copa do Mundo, Guerra das Malvinas, inauguração da Usina Hidrelétrica de Itaipu, visita do príncipe herdeiro japonês Naruhito ao Brasil, entrada da Espanha na OTAN e morte da princesa de Mônaco, Grace Kelly. Enquanto o mundo vivia momentos de alegria e tristeza naquele ano de 1982, a Igreja Adventista celebrava mais uma conquista: a organização de mais uma sede administrativa, a Associação Paulista Leste (APL), no dia 6 de setembro. A APL surgiu de outra sede administrativa, a Associação Paulistana, até então, chamada de Associação Paulista. Na época, o pastor Osmundo Graciliano dos Santos Junior foi nomeado como presidente e o pastor Wilson Paulo Keller escolhido como secretário e tesoureiro da nova sede.

Primeiro presidente da Associação Paulista Leste, pastor Osmundo Graciliano dos Santos Junior (1982-1984) (Foto: Revista Adventista).

Embora organizada em 1982, a Associação Paulista Leste deu início às suas atividades apenas no ano seguinte, 1983, no fundo da Igreja Adventista de Vila Matilde, região leste da capital paulista, onde atualmente funciona o Salão de Jovens da igreja. Um ano depois, a sede foi estabelecida num prédio localizado na Rua Edgard de Azevedo, no mesmo bairro.

Após funcionar durante um ano nos fundos da Igreja Adventista de Vila Matilde, a sede da Associação Paulista Leste foi estabelecida na Rua Edgard de Azevedo, no mesmo bairro, em 1984 (Foto: Revista Adventista).

Distritos

Nos primeiros anos de atuação, existiam 26 distritos: Belém, Bragança Paulista, Casa Verde, Freguesia do Ó, Guarulhos, Itaim Paulista, Itaquera, Jacareí, Jardim Cidade Cumbica, Jardim Utinga, Lorena, Mogi das Cruzes, Penha, Pirituba, São José dos Campos, São Miguel Paulista, Suzano, Taubaté, Tucuruvi, Ubatuba, Vila Alpina, Vila Galvão, Vila Industrial, Vila Maria, Vila Matilde e Vila Ré.

Presidentes

Pastor Arno Köhler presidiu a Associação Paulista Leste entre os anos de 1984 a 1990 (Foto: Revista Adventista).

Em 1984, a Paulista Leste registrou sua primeira mudança administrativa, com a nomeação do novo presidente, pastor Arno Henrique Köhler, e do novo secretário e tesoureiro pastor Jairo de Oliveira. Köhler presidiu a sede até 1990. Na sequência, a sede foi presidida pelo pastor Paulo Stabenow (1990 a 2001), pastor Alcy Francisco de Oliveira (2001 a 2009), pastor Erlo Braun (2009 a 2014), pastor Aguinaldo Guimarães (2014 a 2021) e pastor Luiz Piazze (2021 até atualmente).

Inauguração do prédio

Prédio recém-inaugurado, em 1994 (Foto: Acervo APL).

Apenas 10 anos depois, em 1994, a Associação inaugurou seu atual prédio, na Rua Coronel Bento José de Carvalho, 340. Na época, após quase quatro anos de construção, o prédio contava com três pisos, sala de reuniões, almoxarifado e capela, que ocupavam mais de 1.700 metros quadrados de área construída, conforme a planta desenhada pelo engenheiro Eduardo Wohlers.

A inauguração do novo prédio teve a presença de líderes de outras sedes administrativas e instituições da Igreja Adventista, além de pastores distritais e membros da Igreja, do tradicional Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale e do grupo musical Prisma Brasil.

Inauguração do novo prédio da Associação foi, na época, notícia na Revista Adventista (Foto: Revista Adventista).

A cerimônia de inauguração teve início às 10h30, com uma saudação do então presidente pastor Paulo Stabenow. Houve hasteamento de bandeiras, líderes fizeram uso da palavra e o então presidente da Divisão Sul-Americana, pastor João Wolff, enfatizou o “trabalho dos líderes e a dedicação dos membros” como fatores de crescimento da Igreja.

Crescimento e expansão

A Igreja cresceu tanto neste território, que foi necessário criar um novo campo. Desta forma, em 24 de março de 2002 surgiu a Missão Paulista do Vale, atual Associação Paulista do Vale.

Em 12 de março de 2015 foi inaugurado o prédio anexo da sede, com três principais ambientes equipados.

Construção do prédio anexo, inaugurado em março de 2015 (Foto: Acervo APL).

Hoje

Atual sede da Associação Paulista Leste, em dois prédios, na Rua Coronel Bento José de Carvalho, 340, Vila Matilde (Foto: Acervo APL).

Atualmente, a Associação Paulista Leste conta com mais de 40 mil membros adventistas, cerca de 250 igrejas e grupos, divididos em 55 distritos e 5 subdistritos. A sede atende as regiões leste, norte e parte da região noroeste da capital paulista, além de quatro cidades, Francisco Morato, Cajamar, Caieiras e Franco da Rocha. A associação prevê expansão em sua estrutura com início ainda em 2022, com a reforma de seu prédio.

Quer saber como era a geografia da Associação Paulista Leste nos anos 80? Quantos adventistas faziam parte do nosso território? Números relacionados à igrejas e grupos, distritos, pastores e escolas? Não perca a próxima curiosidade, que trará essas informações e muito mais, na próxima quinta-feira, 26 de maio.