Associação Paulista Leste

Blog

Expansão Patrimonial

Confira os destaques patrimoniais dos primeiros 10 anos da Associação Paulista Leste.


  • Compartilhar:

Ao longo dos primeiros 10 anos de funcionamento da Associação Paulista Leste (APL) muitas igrejas foram inauguradas. Confira agora alguns destaques patrimoniais:

1983 - Após 25 anos, os irmãos da Igreja Adventista do bairro Mooca adquiriram dois bons terrenos vizinhos, medindo 14 m de frente por 54 m de fundos, com duas casas geminadas. Foi realizada uma adaptação provisória das duas residências para os irmãos terem um local para reuniões, evitando assim o elevado aluguel do salão que os abrigou durante mais de duas décadas. Os imóveis foram adquiridos por 20 milhões de cruzeiros.

1984 - Louvor, gratidão e alegria. Era o que se podia ver em cada rosto, nas quase 200 pessoas presentes no dia 21 de janeiro na inauguração da Igreja Adventista de Vila Cisper, na capital paulista. A cerimônia de inauguração marcava também o fim de um exaustivo período de mais de três anos de construção do prédio. 

1985 - Em cerimônia realizada no dia 25 de agosto, foram inauguradas as instalações do Centro Assistencial no bairro do Belém, zona leste da capital paulista. Segundo o Pastor Oliveira Pires, departamental da ADRA, a inauguração foi um acontecimento histórico para a APL, pois com exceção das escolas e igrejas, esta foi a primeira instituição inaugurada no território da nova Associação. O Pastor Arno Kohler (presidente da APL), Jairo de Oliveira (secretário-ecônomo), e a irmã Janete Ferreira Pinto desataram a fita inaugural e descerraram a placa comemorativa. O Centro Assistencial contava com sala de recepção, diretoria, salas para gabinete médico e odontológico, cozinha e amplo salão para cursos profissionalizantes, e área de serviço e garagem. A compra da casa residencial, bem como sua remodelação e reforma, só foram possíveis graças à aplicação do dinheiro conseguido através da Campanha da Recolta e da especial participação da Igreja do Belém.

1986 - No dia 29 de novembro de 1986, foi oficialmente inaugurado o templo adventista do Burgo Paulista, em São Paulo, no território da Associação Paulista Leste. A cerimônia contou com a presença dos Pastores Alcy de Oliveira, tesoureiro do Campo, e Fernando Luiz Antal, distrital. Essa congregação surgiu, praticamente, no final de 1984, quando o bairro foi preparado para uma série de conferências. Como o salão alugado era pequeno, o Pastor Antal idealizou e administrou a construção de um templo para 300 pessoas, o qual ficou pronto em apenas 18 meses, graças ao apoio da Associação e dos membros.

1988 - Em 10 de abril de 1988 foi lançada a fundamental de três templos: no Conjunto José Bonifácio, no bairro IV Centenário e em Cidade Anchieta, localizados na zona leste de São Paulo. No bairro de Conjunto José Bonifácio, uma tenda evangelística estava armada, na qual se realiza uma série de conferências. O Pastor Alcides Campolongo e sua equipe, batizaram mais de 200 pessoas no local nos últimos meses.

1989 - Com muita festa, foram inaugurados cinco templos no território da Associação Paulista Leste, em outubro de 1989. Com a presença dos líderes do campo, as inaugurações ocorreram em duas etapas: na primeira, dia 14 de outubro, foi a vez das igrejas de Caraguatatuba, no distrito de Ubatuba, e do Jardim Palmira, no distrito de Vila Galvão; na segunda etapa, dia 28, os templos da Penha, de Vila Formosa e do Jardim Savoy.

1990 - Após dois anos e meio, os irmãos da Igreja Adventista de Vila Verde, no então distrito pastoral de Ponte Rasa, viram seus esforços coroados com a inauguração do confortável templo, no dia 17 de novembro. O evento foi prestigiado pela presença de líderes da União Central e da APL e finalizou com uma linda cerimônia batismal. O líder dos trabalhos de construção foi o irmão Osmar Francisco Nunes que recebeu "uma singela mas significativa homenagem por sua incondicional entrega a essa tarefa", no dizer do Pastor distrital, Eraldo Rodrigues.

1991 - Em 11 de maio de 1991 foi realizada a primeira Escolas Sabatina da Igreja Adventista de Santana, zona norte da capital paulista, em uma mansão doada pelo empresário Paulo Sérgio Vaz. Cerca de 200 pessoas se reuniram no local e estiveram presentes os pastores Sabino Arco, distrital, Paulo Stabenow, presidente da APL, Edson Rosa, secretário, Alcy Oliveira, tesoureiro, Darci Borba, presidente da União Central, Alcides Campolongo, evangelista, e João Wolff, presidente da Divisão Sul-Americana. A programação foi encerrada com um batismo de 20 pessoas.

No dia 14 de setembro, aconteceu a festa de inauguração da Igreja Adventista de Casa Verde com a presença de grande número de irmãos, líderes da APL, Pastor Sabino Arco, distrital, e do Pastor Jim H. Zachary, da Associação Geral, que proferiu o sermão. Vários grupos musicais e cantores tiveram atuação destacada durante toda a programação. Até o momento a igreja se reunia em um pequeno salão de festas, no fundo do edifício, enquanto a nova igreja era construída.

Inauguração do novo prédio

1994 - No ano de 1994, a Associação Paulista Leste inaugurou seu atual prédio, na Rua Coronel Bento José de Carvalho, 340. Na época, após quase quatro anos de construção, o prédio contava com três pisos, sala de reuniões, almoxarifado e capela, que ocupavam mais de 1.700 metros quadrados de área construída, conforme a planta desenhada pelo engenheiro Eduardo Wohlers. A inauguração do novo prédio teve a presença de líderes de outras sedes administrativas e instituições da Igreja Adventista, além de pastores distritais e membros da Igreja, do tradicional Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale e do grupo musical Prisma Brasil. A cerimônia de inauguração teve início às 10h30, com uma saudação do então presidente pastor Paulo Stabenow. Houve hasteamento de bandeiras, líderes fizeram uso da palavra e o então presidente da Divisão Sul-Americana, pastor João Wolff, enfatizou o “trabalho dos líderes e a dedicação dos membros” como fatores de crescimento da Igreja.

Fachada do prédio da Associação Paulista Leste em 1994.