Expansão Patrimonial
Confira os destaques patrimoniais dos primeiros 10 anos da Associação Paulista Leste.
Ao longo dos primeiros 10 anos de funcionamento da Associação Paulista Leste (APL) muitas igrejas foram inauguradas. Confira agora alguns destaques patrimoniais:
1983 - Após 25 anos, os irmãos da Igreja Adventista do bairro Mooca adquiriram dois bons terrenos vizinhos, medindo 14 m de frente por 54 m de fundos, com duas casas geminadas. Foi realizada uma adaptação provisória das duas residências para os irmãos terem um local para reuniões, evitando assim o elevado aluguel do salão que os abrigou durante mais de duas décadas. Os imóveis foram adquiridos por 20 milhões de cruzeiros.
1984 - Louvor, gratidão e alegria. Era o que se podia ver em cada rosto, nas quase 200 pessoas presentes no dia 21 de janeiro na inauguração da Igreja Adventista de Vila Cisper, na capital paulista. A cerimônia de inauguração marcava também o fim de um exaustivo período de mais de três anos de construção do prédio.

1985 - Em cerimônia realizada no dia 25 de agosto, foram inauguradas as instalações do Centro Assistencial no bairro do Belém, zona leste da capital paulista. Segundo o Pastor Oliveira Pires, departamental da ADRA, a inauguração foi um acontecimento histórico para a APL, pois com exceção das escolas e igrejas, esta foi a primeira instituição inaugurada no território da nova Associação. O Pastor Arno Kohler (presidente da APL), Jairo de Oliveira (secretário-ecônomo), e a irmã Janete Ferreira Pinto desataram a fita inaugural e descerraram a placa comemorativa. O Centro Assistencial contava com sala de recepção, diretoria, salas para gabinete médico e odontológico, cozinha e amplo salão para cursos profissionalizantes, e área de serviço e garagem. A compra da casa residencial, bem como sua remodelação e reforma, só foram possíveis graças à aplicação do dinheiro conseguido através da Campanha da Recolta e da especial participação da Igreja do Belém.

1986 - No dia 29 de novembro de 1986, foi oficialmente inaugurado o templo adventista do Burgo Paulista, em São Paulo, no território da Associação Paulista Leste. A cerimônia contou com a presença dos Pastores Alcy de Oliveira, tesoureiro do Campo, e Fernando Luiz Antal, distrital. Essa congregação surgiu, praticamente, no final de 1984, quando o bairro foi preparado para uma série de conferências. Como o salão alugado era pequeno, o Pastor Antal idealizou e administrou a construção de um templo para 300 pessoas, o qual ficou pronto em apenas 18 meses, graças ao apoio da Associação e dos membros.

1988 - Em 10 de abril de 1988 foi lançada a fundamental de três templos: no Conjunto José Bonifácio, no bairro IV Centenário e em Cidade Anchieta, localizados na zona leste de São Paulo. No bairro de Conjunto José Bonifácio, uma tenda evangelística estava armada, na qual se realiza uma série de conferências. O Pastor Alcides Campolongo e sua equipe, batizaram mais de 200 pessoas no local nos últimos meses.

1989 - Com muita festa, foram inaugurados cinco templos no território da Associação Paulista Leste, em outubro de 1989. Com a presença dos líderes do campo, as inaugurações ocorreram em duas etapas: na primeira, dia 14 de outubro, foi a vez das igrejas de Caraguatatuba, no distrito de Ubatuba, e do Jardim Palmira, no distrito de Vila Galvão; na segunda etapa, dia 28, os templos da Penha, de Vila Formosa e do Jardim Savoy.
1990 - Após dois anos e meio, os irmãos da Igreja Adventista de Vila Verde, no então distrito pastoral de Ponte Rasa, viram seus esforços coroados com a inauguração do confortável templo, no dia 17 de novembro. O evento foi prestigiado pela presença de líderes da União Central e da APL e finalizou com uma linda cerimônia batismal. O líder dos trabalhos de construção foi o irmão Osmar Francisco Nunes que recebeu "uma singela mas significativa homenagem por sua incondicional entrega a essa tarefa", no dizer do Pastor distrital, Eraldo Rodrigues.
1991 - Em 11 de maio de 1991 foi realizada a primeira Escolas Sabatina da Igreja Adventista de Santana, zona norte da capital paulista, em uma mansão doada pelo empresário Paulo Sérgio Vaz. Cerca de 200 pessoas se reuniram no local e estiveram presentes os pastores Sabino Arco, distrital, Paulo Stabenow, presidente da APL, Edson Rosa, secretário, Alcy Oliveira, tesoureiro, Darci Borba, presidente da União Central, Alcides Campolongo, evangelista, e João Wolff, presidente da Divisão Sul-Americana. A programação foi encerrada com um batismo de 20 pessoas.
No dia 14 de setembro, aconteceu a festa de inauguração da Igreja Adventista de Casa Verde com a presença de grande número de irmãos, líderes da APL, Pastor Sabino Arco, distrital, e do Pastor Jim H. Zachary, da Associação Geral, que proferiu o sermão. Vários grupos musicais e cantores tiveram atuação destacada durante toda a programação. Até o momento a igreja se reunia em um pequeno salão de festas, no fundo do edifício, enquanto a nova igreja era construída.

Inauguração do novo prédio
1994 - No ano de 1994, a Associação Paulista Leste inaugurou seu atual prédio, na Rua Coronel Bento José de Carvalho, 340. Na época, após quase quatro anos de construção, o prédio contava com três pisos, sala de reuniões, almoxarifado e capela, que ocupavam mais de 1.700 metros quadrados de área construída, conforme a planta desenhada pelo engenheiro Eduardo Wohlers. A inauguração do novo prédio teve a presença de líderes de outras sedes administrativas e instituições da Igreja Adventista, além de pastores distritais e membros da Igreja, do tradicional Clube de Desbravadores Luzeiros do Vale e do grupo musical Prisma Brasil. A cerimônia de inauguração teve início às 10h30, com uma saudação do então presidente pastor Paulo Stabenow. Houve hasteamento de bandeiras, líderes fizeram uso da palavra e o então presidente da Divisão Sul-Americana, pastor João Wolff, enfatizou o “trabalho dos líderes e a dedicação dos membros” como fatores de crescimento da Igreja.
