Associação Paulista Leste

Blog

Ação Solidária Adventista

Saiba mais sobre a atuação da Ação Solidária Adventista na Paulista Leste.


  • Compartilhar:

Antes da criação da Ação Solidária Adventista (ASA), as igrejas locais atuavam como postos de atendimentos da ADRA - Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais. Em 2009 a ADRA atendia em 186 postos nas regiões leste e norte da capital de São Paulo.

Desde 2010 o trabalho social realizado pelas Igrejas Adventistas passou a ser chamado de ASA: Ação Solidária Adventista. A ASA envolve iniciativas solidárias e serviços de assistência social com a igreja local, de uma maneira organizada. Essas atividades se realizam através dos líderes e membros em favor de seus semelhantes.

Primeiro Centro Assistencial da ADRA na Zona Leste

Em 25 de agosto de 1985 foram inauguradas as instalações do Centro Assistencial da Associação Paulista Leste (APL) no bairro do Belém. Essa foi a primeira instituição inaugurada no território da nova associação. O Centro Assistencial contava com sala de recepção, diretoria, salas para gabinete médico e odontológico, cozinha e amplo salão para cursos profissionalizantes, e área de serviço e garagem. A compra da casa residencial, bem como sua remodelação e reforma, só foram possíveis graças à aplicação do dinheiro conseguido através da Campanha da Recolta e da especial participação da Igreja Adventista do Belém.

CADEC APL

O Centro Adventista de Desenvolvimento Comunitário (CADEC) funcionou até o ano de 2012 no prédio localizado na rua Coronel Bento José de Carvalho, 103 - Vila Matilde, onde oferecia cursos de panificação, curso de geração de renda e oficina de costura. 

Em parceria com a prefeitura de São Paulo, no dia 8 de setembro 2008, foi inaugurado um Telecentro com 20 computadores no CADED, que oferecia cursos de informática para atender a comunidade local. 

A irmã Janete Ferreira Pinto coordenou por 22 anos as atividades do CADEC e da ADRA na Paulista Leste. 

Projetos desenvolvidos pela ASA

Conheça alguns dos projetos que a ASA da Paulista Leste desenvolveu nos últimos anos:

Evangelismo com Beneficiados: Famílias assistidas pela ASA são convidadas para estudar a bíblia por meio de classes bíblicas promovidas pela ASA. Entre os anos de 2014 a 2021, mais de 18.018 pessoas estudaram a bíblia com os voluntários da ASA e 2.675 entregaram a vida a Cristo por meio do batismo. 

Casal preparado para o batismo (Foto: Acero APL).

Criação do Troféu ASA: A cada ano reconhecemos os trabalhos desenvolvidos em prol da comunidade pela ASA de cada igreja local. Troféus com classificação bronze, prata e ouro são direcionados para cada equipe de ASA, que recebem esse presente após cumprir requisitos pré-definidos.

C
10º Edição do Troféu ASA em 2019 (Foto: Acervo APL).

Outros projetos como Mutirão de Natal, Mutirão da Catarata, feiras de saúde, campanha do agasalho (Mãos Quentes), Gol de Esperança, Meu Talento Meu Ministério, cursos de geração de renda, cursos profissionalizantes, atuação em emergências e crises, foram realizados pelos membros voluntários da Ação Solidária Adventista na Associação Paulista Leste. 

Líderes da Ação Solidária Adventista

ADRA

Entre os anos de 1983 a 2010, os seguintes líderes atuaram como departamentais da ADRA e da Assistência Social Adventista: 
Pr. Oliveira Joaquim Pires;
Pr. Antenor C. da Costa;
Pr. Ruy C. Câmara;
Pr. Celso Göese;
Pr. Oliveiros Pinto Ferreira;
Pr. Gerson Pereira Santos;
Pr. Alcy Francisco de Oliveira;
Pr. Mauro Sérgio Cardoso;
Pr. Antonio Ribeiro de Oliveira;
Pr. José Pereira dos Santos;
Pr. José Edilson F. da Silva;
Pr. Cezar Camanho.

ASA

Confira os líderes da Ação Solidária Adventista que já passaram pela Associação Paulista Leste:
2010 - 2020 - Pr. Jair Júnio Miranda
2021 - Pr. Caio Cesar Jorge
2022 - atual - Pr. Leonardo Augusto Barbosa

Curiosidades

  • Você sabe qual é a diferença entre ASA e ADRA? A ASA é o ministério presente em cada Igreja Adventista que promove ações para ajudar membros e pessoas da comunidade local. Já a ADRA é uma agência humanitária internacional que realiza projetos contínuos de desenvolvimento humano e social, além de agir em resposta a crises e catástrofes. 
  • O aniversário da ADRA era comemorado nas igrejas locais sempre no 1º sábado de agosto, assim como o atual Dia da Ação Solidária Adventista
  • O atual Ministério da Ação Solidária Adventista já foi conhecido como Ministério da Beneficência Social, Assistência Social Adventista e Ministério das Dorcas.